Cervejando – Câmara do Rio de Janeiro aprova PL de incentivo para microcervejarias

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O Projeto de Lei (PL) que cria o Programa Municipal de Incentivo às Microcervejarias e o selo Excelência na Produção de Cervejas Artesanais foi aprovado em primeira discussão na capital carioca.

O PL define “microcervejaria” como o estabelecimento que produz cerveja em pequena escala, com capacidade produtiva não superior a 200 mil litros mensais. A lei pretende expandir a produção de forma limpa e sustentável e incentivar a capacitação profissional e tecnológica do setor.

“Considerando que a relativa simplicidade dos equipamentos e dos procedimentos compreendidos na produção e venda artesanal de cerveja possibilita a caracterização da atividade como de baixo nível de interferência ambiental e de impacto local, o funcionamento da atividade em outras zonas que não somente industrial viabiliza o fomento e o desenvolvimento da atividade”, explica Wellington Dias do PDT, autor do projeto.

O município quer se consolidar como um polo atrativo para o setor, que cresceu nos últimos anos. A Prefeitura do Rio de Janeiro está em negociações para assumir a Estação da Leopoldina e criar a Cidade da Cerveja no espaço, que está abandonado há anos.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: